domingo, 7 de março de 2010

Os dias já eram curtos

E agora estão mais curtos ainda. Wikipédia, digo, Richard Gross, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, avisa: o sismo ocorrido no Chile, neste ano, deslocou em aproximadamente oito centímetros o eixo da Terra, provocando o encurtamento dos dias em cerca de 1,26 microssegundo. A possibilidade disso acontecer parece-me, agora, óbvia, mas sequer cogitava até então.

A quantidade de variáveis no Universo é muito maior e mais bela do que poderia fazer-nos supor nossas apostilas de ensino médio. Neste momento, nosso pólo norte físico está apontado em direção à Estrela Polar (não me façam explicar o nome). Entretanto, devido à precessão dos equinócios, movimento que o eixo terrestre executa, fazendo com que o pólo percorra um círculo através da abóbada celeste, no ano de 13.727 estará apontando para Vega.

Não, você não ouviu errado. Salve-salve, Vega, uma das estrelas mais próximas de nosso sistema! Maior e mais brilhante que o Sol, consome rapidamente seu hidrogênio, de modo que morrerá relativamente cedo. A possibilidade de conter planetas rochosos ainda é uma vaga especulação; a hipótese mais recalcada aponta para um sistema de planetas em formação.

Os babilônios chamavam-na de "the Messenger of Light", os acádios de "Life of Heaven" (desculpe, não me atrevi a traduzir; poderia perder o sentido). É também o nome de um carro. Não é enternecedor? No livro e filme "Contato", é em suas imediações que uma radioastrônoma consegue captar mensagens alienígenas de uma civilização incomparavelmente mais avançada.
Supondo que você esteja no hemisfério norte, olhando para o leste, Vega estará nesta posição ao amanhecer, bem cedinho (eu fiz uma flechinha no paint, mas não deu muito certo por razões misteriosas). Segui as instruções do autor da foto, penso que estou certo. Contemplem a nossa futura estrela polar.

PS: Sim, isso parece programa de índio.
PPS: Sim, eu me desviei do assunto com uma facilidade vertiginosa.
PPPS: Sim, eu não tinha foto melhor para pôr.
PPPPS: E não, não estou contente com a estética criada, devido à irritante proximidade entre as duas imagens.

6 comentários:

Nina. disse...

Li um conto certa feita (infelizmente não me lembro o autor) que acabou com esse clichê de que a civilização alienígena é sempre mais avançada que a nossa. Mas havia uma incoerência: como eles, mesmo sento tão "atrasados" (juízo de valor terrível) conseguiram chegar à Terra, enquanto os terráqueos nem sabiam da existência do planeta deles?
Bom, valeu a tentativa.

Nina. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gustavo disse...

Desculpe-me, mas é que você, prezado autor do texto, deixou de publicar um detalhe substancial: Vega é, antes de qualquer coisa, um personagem de Super Street Fighter Turbo II (apelão pra caramba, vale destacar!).

Murilo Munoz disse...

Bom, supondo que outras formas de vida pudessem ser percebidas por artifícios humanos, eu gostaria, do fundo do meu coração, que fossem formas mais inteligentes ou, ao menos, do mesmo nível. Mas acho que pensar em mais ou menos avançado ainda é raciocinar como humano...
__________________________________
Eu me esqueci de mencionar muitas coisas, de fato. Peço o perdão por esquecer desse personagem do qual, inclusive, me vali muitas vezes para jogar. Eu não sabia os comandos e por isso eu me dava melhor com o Vega, que era muito ágil. Era só ficar apertando todos os botões e logo se tinha uma criatura pulando alucinadamente, para o ódio do inimigo.

Lucas disse...

Vega não é a estrela mais próxima do nosso sistema.

Murilo Munoz disse...

Corrigindo: Aufa-Centauri é a estrela mais próxima de nosso sistema. Solucionado o problema. Que a posteridade me julgue.